Nossa História


            A Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel está situada à Rua Jaen Menescal, S/N Bairro Lagoa do Mato, Cidade Mossoró – RN.  Criada pelo Decreto Lei 7.178 de 21 de Setembro de 1977. O funcionamento foi autorizado, pela portaria 252/84 de 13 de abril de 1984.
               No ano de 2003 a pedido da comunidade foi implantado o ensino médio criado pelo Decreto 15.998 de 15 de abril publicado no Diário Oficial de 24 de abril de 2002.
            Neste ano de 2015 a escola conta com aproximadamente 1.100 alunos distribuídos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno, oferecendo as modalidades: Ensino Fundamental e Médio.

Do homenageado
Mons. RAIMUNDO GURGEL DO AMARAL
           Seu berço foi a cidade de Caraúbas (RN), onde nasceu aos 25 de novembro de 1916. Aos 15 anos ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, onde cursou Humanidades nos anos de 1931 a 1934, sobressaindo-se pelo amor aos estudos. Como sacerdote, sua ação pastoral foi bem fecunda, deixando marcas e frutos que não serão esquecidos.
         Exímio professor distinguiu-se nas atividades docentes como Professor do Ensino Médio, no Colégio Diocesano Santa Luzia, Instituto de Educação e no Ensino Superior, nas Faculdades de Filosofia e Ciência Econômicas da Universidade Regional do Rio Grande do Norte.
           Não se destacou apenas como sacerdote e professor, foi também um educador.
      Formou diversas gerações à frente do Ginásio Municipal e, do Colégio Santa Luzia. Foi presidente do Conselho de Curadores da Universidade Regional e Secretário de Educação da Prefeitura de Mossoró.
           No desempenho de todas essas funções voltou-se sempre para o desenvolvimento da instrução, cultura e educação da juventude estudiosa do Oeste.
            Por isso o Estado merecidamente reconhece o seu valor, suas qualidades morais e sua atuação brilhante na vida pública.
           Morreu vítima de uma para cardíaca, em Mossoró, aos 17 de maio de 1974, quando sonhava realizar ainda muita coisa pela Igreja e pela Educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário